PROCESSO DE CURA
1) Lave a panela usando a parte macia da bucha e água morna e detergente
2) Após seque bastante
3) Com o fogo bem baixo coloque na panela mais ou menos 2 colheres de óleo ( a idéia é formar uma película bem fina de olho sobre a base da panela)
4) Dobre um papel toalha em 4 partes e usando uma pinça de cozinha e esfregue sobre o oleo na panela por 3 minutos. É normal o cheiro de fritura queimada e sair muita fumaça.
5) Depois disso não leve a panela debaixo d´agua de hipótese alguma. Deixe ela esfriar por completo naturalmente.
6) Após fria lave a panela com água e sabão
Faça esse processo a cada 3 meses ou sempre que você notar que a comida voltou a grudar na panela.
Dica importante: Sempre que terminar de utilizar a panela, nunca jogue agua gelada na panela. Pois se fizer vai perder o processo de cura. E sempre que usar coloque pelo menos uma gota de óleo.
BANHO DE SAL GROSSO
MISTURA DE BICARBONATO DE SÓDIO
Dentre as 1001 utilidades do bicarbonato de sódio, uma delas é recuperar a sua frigideira de uma forma bem prática: basta fazer uma mistura de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de água. Em seguida, coloque a mistura dentro da frigideira e leve ao fogo, deixando ferver por alguns minutos.
Após desligar o fogo, espere esfriar e descarte a mistura — ou, antes de descartar, você ainda pode passar uma esponja, removendo restos de comida queimada ou até mesmo retirando manchas. Em seguida, basta lavar bem a frigideira com detergente neutro, água e esponja macia, secá-la e, com o auxílio de um papel-toalha, untar a frigideira passando óleo vegetal por todo seu interior.
DICA PARA PANELAS NOVAS (ANTES DE COMEÇAR USAR)
Caso ainda não tenha uma frigideira antiaderente e está pensando em adquirir uma, vale uma dica para que ela dure bastante: coloque uma pequena quantidade de vinagre sobre ela e leve ao fogo por alguns minutos. Em seguida, descarte a mistura e lave normalmente com água, detergente neutro e esponja.